A troca de óleo deve ser realizada no período adequado – conforme indicado pelo manual do proprietário. Isso significa que é conforme a quilometragem e ou tempo. Hoje, a maioria dos carros sai de fábrica com óleo sintético ou semissintético. Isso garante maior durabilidade e permite que a primeira troca ocorra a partir dos 10 mil km, não aos 5 mil km, como no óleo mineral. A viscosidade, que é designada por códigos como o 5W-30, por exemplo, também deve ser seguida à risca, de acordo com o manual.
Função do óleo:
A função do óleo no motor é lubrificar as peças móveis do motor, reduzindo o atrito e o desgaste, garantindo a durabilidade do conjunto. A queima do combustível, com o tempo, vai contaminando o lubrificante, além da variação de temperatura alterar as propriedades. Assim, o óleo vai perdendo a capacidade de manter a lubrificação ideal das peças e sua viscosidade, deixando de cumprir sua função adequada.
Quando fazer?
- Tanto o fabricante do automóvel, como o do óleo, recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses – o que vencer primeiro;
- Analise a viscosidade do óleo;
- Quando o nível do óleo estiver baixo.